Nesse cenário, uma recomendação quase genérica para qualquer negócio é criar um blog. Produzir artigos, educar o mercado e por aí vai.

O retorno? Fazer SEO, ter visibilidade no Google.

Só que aqui, estamos mais uma vez generalizando contextos. Aplicando uma estratégia padrão a qualquer negócio.

E isso raramente faz sentido.

Sendo assim, falemos um pouco dessa onda toda de criar blog, e se isso realmente é necessário para uma boa estratégia de SEO.

Se você quiser uma resposta rápida, eu direi “depende”.

Agora se o seu objetivo é ter base para analisar o contexto da sua empresa, vamos seguir o raciocínio juntos!

Qual a diferença entre site e blog?

Porque devo criar um blog

Resposta: Nenhuma.

Sim, nenhuma.

Ok, não sejamos radicais. Conceitualmente, não é a mesma coisa. E, se você tem um pouco de curiosidade, vale dar uma conferida no artigo da Wikipédia sobre blogs.

Todo mundo sabe um pouco do conceito primário de um blog. Não foge muito de alguns pontos:

  • canal para publicação de artigos (ou posts, ou publicações);
  • foco maior em conteúdo descritivo e educacional e não em produto ou vendas;
  • alta frequência de publicação/atualização;
  • facilidade de atualização;
  • por vezes destaca o autor, a pessoa que está escrevendo;
  • dentre outros.

E aqui poderíamos argumentar que um site e um blog não são a mesma coisa, afinal:

  • o site foca em produtos. Apresentar a empresa e tentar gerar negócio;
  • o blog foca em conteúdo. Educar o público, engajar visitantes.

Mas, se olharmos pelo viés do SEO, eles são sim a mesma coisa.

Blog, site e SEO: o viés do SEO

O que seria, então, o viés do SEO?

Simples: o contexto de pesquisa, de busca no Google (ou em qualquer outro buscador).

O usuário entra na página de pesquisa e digita alguma coisa. Qualquer coisa. O Google vai oferecer um bocado de opções para aquela pergunta.

E aqui fica a questão: o resultado de busca é um blog ou um site?

Não interessa. Não importa. O resultado é uma página que responde o que o usuário quer.

Essa página pode ser originária de um blog ou de um site. O importante é que esse conteúdo responda a intenção de busca.

E se é isso que interessa para o usuário, pode ter certeza que a mesma coisa é o que importa para o Google. Afinal, ele quer ajudar quem pesquisa.

O que estamos dizendo aqui é que blog é questão de semântica.

No final das contas, tudo são resultados de pesquisa. Páginas que ajudam o usuário. E não interessa se são conteúdos vindos de um blog ou site.

Então, não devo criar o blog?

Calma, eu não disse isso.

O que tentamos explicitar mais acima é que o blog é mais uma ferramenta. E ela certamente é útil.

Você deve, no entanto, colocar na cabeça que não existe diferença entre as páginas do seu site e do seu blog para o usuário e para o Google.

O blog certamente irá ajudar, afinal, ele terá um objetivo e conteúdo mais educativo, diferente do site, que normalmente é mais focado em materiais de produto e geração de interesse comercial.

Solicite um orçamento aqui!